quarta-feira, 31 de julho de 2013

0

Será que queremos mesmo resolver nossos problemas

Será que queremos mesmo resolver nossos problemas

 Existe um grande problema... 
alguém apresenta uma solução pequena, 
que não resolve o problema... 
e passamos a discutir, 
dando atenção só a essa solução 
e nos esquecendo do problema. 
Quantas vezes queremos mesmo resolver 
as coisas ou só fazer de conta 
que estamos tentando... 
isso em um nível global que é o reflexo 
da vida de cada um de nós. 
O que nos move a realmente fazer as coisas 
é a nossa motivação... 
Aprendi com um grande mestre, 
a sempre antes de fazer qualquer coisa, 
parar um pouco... respirar, 
entrando em contato com o coração e, 
com muita sinceridade, 
fazer e responder a essa pergunta: 
Qual é minha motivação para fazer isso? 
 Se formos sinceros nas respostas 
vamos nos surpreender como muitas vezes 
a nossa motivação nem sempre é aquela 
que nossa ação parece mostrar... 
e passamos muito tempo fazendo de conta 
que queremos resolver os nosso problemas, 
quando, de fato, só queremos adiar, 
enrolando daqui e dali com os muitos subterfúgios 
da nossa mente altamente criativa, 
que faz com que enganemos até a nós mesmos... 
buscando soluções que, na verdade, 
não querem resolver... 
porque nossa motivação real 
não é resolver o problema... 
nossa motivação muitas vezes 
é fazer de conta que estamos resolvendo... 
e com isso acabamos criando 
mais e mais problemas... 
Por que o caminho para a solução 
sempre parece tão comprido e tortuoso 
quando poderia ser tão mais simples e direto? 
Muitas vezes, a solução 
já está em nossas mãos 
e vamos buscá-la onde ela 
não pode ser encontrada... 
Aprendemos a dar mais valor 
à imagem que estamos passando 
do que ao que realmente importa 
que é nosso compromisso de sermos verdadeiros 
com a gente mesmo... 
Se não estamos satisfeitos com o cenário 
que a nossa realidade apresenta, 
só podemos melhorar isso, 
melhorando as nossas ações 
naquilo que mais nos incomoda 
naquele cenário... 
 Hoje me percebi incomodada 
com o fato das soluções propostas 
para os problemas apresentados, 
com tanta clareza, 
passam por muitos caminhos tortuosos 
que fazem pensar que as pessoas 
não querem resolver os problemas, mas, 
fazer de conta que querem. 
 Se estou com fome 
e alguém me oferece um vale-refeição 
para um restaurante que ainda 
está em projeto para ser construído... 
e que, se tudo correr bem 
e for aprovado 
depois de ser submetido a muitas opiniões, 
esse vale-refeição vai matar minha fome 
daqui a não sei quanto tempo, 
isso se realmente o restaurante for construído... 
Se eu acreditar que essa pessoa 
está realmente querendo resolver 
o problema da minha fome 
hoje me oferecendo esse vale-refeição... 
eu vou estar enganando a mim mesma... 
essa pode ser uma solução a longo prazo mas... 
até lá, se não tiver outra solução, 
eu já vou ter morrido de fome. 
 Como sei que, 
sempre sou responsável 
pela realidade que vivo nela, 
fui buscar dentro de mim 
o que tanto me incomodava fora... 
e nem precisei buscar muito 
para encontrar alguns pontos 
onde estou fazendo de conta 
que estou resolvendo um problema, 
quando, na verdade, 
estou tentando tirar minha atenção 
daquele problema 
ou adiando uma solução 
porque não tenho ainda força e coragem 
para encarar de frente e fazer 
o que realmente resolve 
de forma simples e direta... 
 Constatar isso foi muito liberador... 
entender a minha motivação, 
para ainda não estar resolvendo 
algumas coisas na minha vida, 
já foi o primeiro passo para resolver... 
e comecei a trabalhar comigo 
com as ferramentas que tenho, 
o que muita coragem de olhar de frente 
e realmente solucionar algumas coisas 
que vinha empurrando com a barriga 
há não sei quanto tempo... 
 Não adianta julgar e condenar o outro, 
se sei que se isso me incomoda tanto, 
é porque também estou agindo assim 
em algum ponto e... 
se eu mudo isso em mim, 
com certeza, o cenário ao meu redor 
vai mudar e não vou mais 
me sentir incomodada 
com o que o outro está ou não está fazendo... 
E essa frase do Gandhi... 
"Seja você a mudança que quer ver no mundo" 
nunca me pareceu tão verdadeira... 

 Rubia A. Dantés

Nenhum comentário:

Postar um comentário

**************Seja Bem Vindo(a)! Deixe seu comentário ou sugestão. Obrigada